WhatsApp Payments: Como aproveitar a nova ferramenta

Marketing digital, Mídias Sociais

O grupo de pagamentos digitais ganhou mais um aliado: O WhatsApp Payments. No início desta semana, muito do que se ouviu falar foi sobre a novidade, que tem o Brasil como um dos pioneiros da funcionalidade. De acordo com o divulgado, a decisão para isso tem dois grandes motivos principais: o Brasil é um dos países do mundo com mais usuários da plataforma, são 1,500 milhões de pessoas conectadas, e também por conta do período de distanciamento social, indicado pelos órgãos de saúde para combater a Covid-19.

O serviço estava em teste somente na versão experimental do app na Índia, desde 2018, e até então não permitia transações entre pessoas físicas e jurídicas.

A grande diferença entre o WhatsApp Payments e os demais aplicativos de pagamentos é que não é necessário instalar um novo aplicativo para enviar ou receber o dinheiro, além disso, não serão cobradas taxas para realizar transferências, pagamentos ou para enviar e receber dinheiro. Porém, pode haver cobrança de tarifas de utilização entre os bancos.

Mas, calma, vamos te explicar tudo com mais detalhes nos próximos tópicos, inclusive como utilizar a ferramenta em sua empresa.

O que é o WhatsApp Payments?

O WhatsApp Payments, também chamado de WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay, é, como já te adiantamos, uma modalidade para transferência de valores pelo aplicativo de mensagens.

Por meio do aplicativo é possível: receber e enviar dinheiro, efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. A transferência do dinheiro é realizada pelo Facebook Pay, por isso, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos.

Não são cobradas taxas dos usuários, nem para transferências por cartão de crédito, nem para cartão de débito. Para aqueles que receberam a atualização do app com a nova funcionalidade, é possível checar as transferências: abra a aba “Pagamentos”, “Ajustes”, no menu de configurações do aplicativo.

Ah, se a atualização ainda não chegou para você, não se preocupe, ela deve chegar nas próximas semanas, gradualmente, para os usuários de Android e iOS.

Dica extra: Baixe agora mesmo o nosso Guia: Como usar o WhatsApp Business, é gratuito!

O que é o Facebook Pay?

Como o próprio nome sugere, o Facebook Pay é um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook, proprietário do WhatsApp desde 2014. O serviço pode ser utilizado para realizar transferências e pagamentos no WhatsApp Payments, assim como a compra de jogos no Facebook.

Então, se você está se perguntando se é necessário ter uma conta no Facebook e já está desistindo de utilizar o WhatsApp Payments, fique tranquilo, não é preciso! Basta configurar o recurso, diretamente no mensageiro.

Siga o passo a passo:

1 – Toque sobre o clipe ao lado de “Digite uma Mensagem”;

2 – Em seguida, toque em “Pagamentos”;

3 – Adicione o valor que deseja enviar e toque em “Começar”, o WhatsApp Payments irá solicitar a forma de pagamento;

4 – Você deverá aceitar os termos de uso e precisará criar um PIN para o Facebook Pay, além de informar seus dados pessoais: nome completo e CPF;

5 – Depois, é só adicionar os dados do cartão e validá-lo por meio do código de verificação.

Como funciona o WhatsApp Payments?

Apesar de não ter taxas para contas pessoais, há limite de R$ 1 mil por transação, além disso, podem ser realizadas 20 transações diariamente, mas, os valores não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês. Também não são cobradas taxas para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business.

Para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas o aplicativo cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.

As transações aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro.

É possível conferir o histórico de pagamentos diretamente pelo aplicativo, elas aparecem como “Solicitado”, “Processado”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Quais as formas de pagamento aceitas

Como nem tudo é um mar de rosas, os pagamentos ainda estão restritos para as bandeiras Visa e Mastercard. Até o momento, os bancos participantes são Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Atenção: as transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito. Os cartões de crédito podem ser utilizados apenas para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business, nesses casos, o Facebook Pay deve estar configurado para “Receber pagamentos por vendas”. Além disso, as transferências só podem ser feitas pelo celular, ainda não há versão adaptada para a web.

Como o WhatsApp Payments funciona para contas de WhatsApp Business?

Cada vez mais as empresas precisam estar na internet, não é mesmo? Por isso, é ideal procurar formas seguras e confiáveis de mostrar para os seus clientes que o seu negócio é sério. Além disso, facilita e muito no momento de receber por um serviço ou produto.

Para receber pelo WhatsApp Payments, o primeiro passo é configurar o Facebook Pays, depois, você cria uma conta Cielo, ou fornece os dados de uma conta Cielo já existente, para recebimento dos valores correspondentes.

A configuração é simples: você vai em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e “Facebook Pay”, depois, seleciona “Receber pagamentos por vendas” e clica em “Continuar”. Confira o vídeo abaixo com o passo a passo.

A Cielo é uma das parcerias do WhatsApp Payments, por isso, somente ela é permitida para as empresas que utilizam o Business.

Comece a usar!

Se a nova atualização já estiver disponível para o seu celular, é só começar a utilizar o WhatsApp Payments! Aproveite a chance para tornar o seu negócio ainda mais digital e acessível para diferentes pessoas, em diversas partes da cidade ou do país.

Não se esqueça: o WhatsApp é um aplicativo utilizado por muitas pessoas no Brasil e, ter o seu negócio na plataforma, assim como receber pelo APP é uma maneira de passar credibilidade para os seus clientes. Não fique de fora dessa, as pessoas gostam de testar coisas novas, especialmente quando elas servem para facilitar as rotinas diárias. Você não vai querer perder clientes, pois não acompanhou a evolução, certo?

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Atualização:

Nessa terça-feira (23), o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) suspenderam a função de pagamentos pelo aplicativo de mensagem. A justificava é de é preciso preservar o ambiente competitivo e é necessário checar a segurança do aplicativo para a realização das transações.

Confira mais clicando aqui.

Resposta WhatsApp

Na quarta-feira (24), ocorreu uma reunião entre o diretor do WhatsApp, Will Cathcart, e representantes do Banco Central.

De acordo com Will, ele segue trabalhando em conjunto com demais representantes do mensageiro e com as autoridades brasileiras para restaurar o serviço rapidamente.

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