Marketing de Influência: Como utilizar influenciadores em sua campanha?

Marketing digital, Mídias Sociais

Você provavelmente segue um influenciador digital. Se acompanha esse profissional diariamente, certamente também já notou que eles divulgam produtos e serviços a todo instante. Isso pode ser considerado Marketing de Influência. Nós vamos explicar esse termo para você e mostrar como utilizar os digital influencers a favor do seu negócio.

Marketing de Influência

Enquanto rolava a timeline do Instagram ou Facebook, você certamente já se deparou com alguma personalidade divulgando determinado produto ou serviço e se sentiu tentado a pesquisar mais sobre, temos certeza. É bem simples explicar o que esse termo significa. Em geral, o Marketing de Influência consiste em utilizar pessoas que tem poder de persuasão sobre o público para determinada campanha.

Vamos para um exemplo prático: você tem um negócio voltado para o público que pratica esportes radicais e quer divulgar um novo capacete super resistente para skatistas. Você poderia apresentar o produto a um skatista profissional que está ganhando muitas competições e inspirando os amadores. Dessa forma, ele divulgaria o capacete e, de quebra, sua marca. Simples, não é?

Essa influência ocorre porque a pessoa já conquistou a confiança de seu público. Além do mais, ela dá exemplos de utilização e mostra como o produto/serviço realmente funciona. Ao notar isso, o alvo é facilmente atingido, já que acredita no potencial do que é divulgado.

Esse tipo de estratégia serve para muitos segmentos. Se quer saber se funciona para você, acompanhe os próximos tópicos.

Como utilizar influenciadores?

O primeiro passo é alinhar o nicho que você deseja atingir. Assim como qualquer outro anúncio, é necessário definir o público. Assim, você encontrará o influenciador perfeito para o que você deseja fazer. Depois disso, analise se sua marca deseja ser divulgada no meio local ou em um âmbito mais amplo.

Muitas vezes, um influenciador local pode ter mais influência do que um nacional, por exemplo. Tudo depende do seu objetivo. Mapeie os pontos de influência na sua área de atuação e analise se a estratégia realmente valerá a pena.

Depois disso, defina quais as principais mídias para divulgação. Isso também interfere na escolha do digital influencer. Se sua mídia de maior impacto é o YouTube, então o ideal é que você busque por youtubers para realizar a estratégia.

Traçado do o planejamento, defina qual será o tipo de utilização. O influenciador vai representar a marca por um longo período ou será uma divulgação pontual? Para te ajudar, utilizamos os conceitos da Squid empresa que trabalha com gerenciamento entre marcas e influenciadores.

• Ativação: nesse caso, os influenciadores fazem inserções pontuais. Isso pode significar uma aparição em evento ou até participação especial.

• Campanha: as aparições são mais longas e podem durar meses.

• Embaixadores:um embaixador é o porta-voz. A imagem dele é vinculada a sua marca. A ideia é que ele permaneça com você por um período longo.

Tudo pronto!

Como você viu ao longo do texto, o mais importante é planejar e definir objetivos claros para a estratégia. Não basta apenas pegar influenciadores aleatórios que nada tem a ver com seu negócio. Se feita sem nenhuma base, a campanha pode não gerar resultados ou ter pouca visibilidade.

Tenha sempre perguntas que precisam de respostas imediatas. O que você quer? Como quer fazer? Quem deseja atingir? Quais são as mídias necessárias? A partir delas, comece a definir e alinhar toda a estratégia.

Se seu negócio tem tudo a ver com influenciadores, mas você não sabe como iniciar, fale conosco!

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Um dos principais motivos para empresas de software investirem em marketing digital é serem facilmente encontradas nas redes ou no Google.

Captação de leads: estratégias que ninguém te ensinou

A captação de leads é parte essencial para quem utiliza ou trabalha com estratégias de marketing digital. Afinal, sem eles, não é possível chegar a última fase do funil: a venda. Por isso, é preciso investir tempo e utilizar diferentes estratégias para alcançar as suas metas...

Estratégias de marketing na saúde e cuidados necessários

Falar em marketing na saúde pode parecer algo “fora do comum”, afinal, para a divulgação do serviço é preciso seguir uma série de restrições. No entanto, investir em marketing nesse setor é uma excelente forma para atrair mais pacientes, por meio de conteúdos gratuitos de...

Storytelling no marketing: como usar a estratégia para escrever roteiro

O storytelling no marketing é usado para muitas coisas e, uma delas, é para escrever roteiros que emocionem! Aprenda a usar essa estratégia.

Conheça os modelos de marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é um excelente jeito de anunciar imóveis, tanto para aluguel, quanto para venda. Acesse o nosso blog!

6 dicas para produzir material rico que converte

Um material rico é um conteúdo aprofundado, que entregue valor para a sua persona, com o objetivo de gerar leads para a sua empresa.

Relacionamento e conteúdo para marketing de varejo

O marketing de varejo é uma estratégia para atrair clientes no ponto de venda e também no ambiente digital, por meio de diversas ações.

Planejamento estratégico de marketing: por que fazer

Um planejamento estratégico de marketing é um documento que serve de guia para definir as ações on-line de uma empresa e o posicionamento. Confira mais no blog.

Marketing 360 graus: o que é e como aplicar na moda

O marketing 360 graus é uma estratégia que abrange diferentes meios de comunicação, para que você se comunique com seu público-alvo. Leia o blog!

Marketing digital de performance: use os dados ao seu favor

Você já ouviu falar em marketing digital de performance? Para explicar este conceito precisamos voltar há alguns anos, quando a mídia tradicional ainda dominava as estratégias de publicidade e as empresas investiam em propagandas televisivas e radiofônicas, espaços nos jornais...

Ainda tem dúvidas sobre o quanto sua empresa pode ganhar investindo em marketing digiTal?

Fale com um de nossos profissionais e conheça o plano ideal para ter resultados na internet!